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Andar de moto à chuva.
3 participantes
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Andar de moto à chuva.
A CHUVA AFASTA-TE DA MOTO?
Lá pela chuva cair, não significa que não podes andar de moto.
Agora que a chuva está para chegar, muitos começam a pensar em guardar a moto até aos dias mais solarengos. Mas, ao fazer isso, perdem a oportunidade de treinar a condução à chuva e, assim, adquirir novas técnicas. Sendo assim, o que esperar quando se anda de moto à chuva? A que devemos dar atenção?
Um impermeável de duas peças pode ser uma boa opção.
Equipamento: se é bom no verão, melhor ainda no inverno.
Um bom fato de chuva, luvas e botas impermeáveis são obrigatórios. Vão impedir molhas desnecessárias, desconforto e distrações. E é sempre bom levar uma camisola a mais, não vá o tempo arrefecer - mas nada de camisolas demasiados grossas que travem os movimentos.
Especial atenção ao capacete. O ideal será um equipado com um sistema de antiembaciamento. E com a viseira sempre impecável. Como os dias são mais curtos, vão haver viagens à noite.
Seja qual for o equipamento escolhido, é preciso ter a certeza que não interfira com a capacidade de conduzir a moto. Por exemplo: dedos gelados podem ser um problema para ativar os comandos. Mas um par extra de luvas muito grossas também não vão ajudar muito, certo? O ideal é encontrar roupa que proteja, mas seja sempre confortável e permita movimentos na moto.
Se as viagens à chuva são entre casa e o trabalho, é sempre bom ter uma muda roupa, pelo sim, pelo não.
Com chuva, a suavidade e a atenção protegem.
Com condições adversas, é importante mudar o modo como andamos de modo. É recomendável ajustar a aceleração para que seja mais suave e faseada. Não deitar tanto a moto nas curvas. Aplicar o travão mais cedo e mais suavemente, para evitar travagens bruscas e (possíveis) derrapagens.
Atenção a cruzamentos e entroncamentos - e às rotundas também.
Óleo. Precisamos dele e é nosso inimigo também. O óleo surge sobretudo onde os carros estão mais tempo parados: cruzamentos, entroncamentos, semáforos e, claro, em muitas rotundas. Por isso, é melhor reduzir a velocidade nesses locais.
Semáforo amarelo? Não tentar passar. Se houver necessidade de travar ou de desviar de um obstáculos, a probabilidade de pouca tração nas rodas é muita.
Só mais uma: parado num semáforo vermelho? O melhor é prestar atenção aos espelhos retrovisores. Um carro ou outro veículo podem não conseguir travara tempo (sim, o óleo na estrada também os afeta).
Tampas de saneamento e selante de pavimento.
Em relação às tampas de saneamento, não será preciso dizer nada. Em relação ao selante: a definição será "aquelas linhas pretas no asfalto, que parecem veias humanas". Os dois servem só para uma coisa: fazer-nos escorregar, quando chove. E as marcações na estrada também não são muito recomendáveis. Para os evitar, o melhor é andar com maior atenção. Se não for possível evitar aquele "trio antitração" o melhor é não acelerar ou travar em cima deles. Ou curvar sobre eles.
Encontrar uma trajetória seca.
É obvio, claro. Mas é impressionante ver, ano após ano, que ainda há quem escolha a parte mais molhada da estrada, em vez de seguir por outra mais seca.
Agora que as dicas estão aqui, nada melhor que as ler várias vezes e praticá-las. A certa altura, vai ser natural andar de moto à chuva, do mesmo modo que se anda nos dias secos. E este é um dos melhores modo de nos tornarmos melhores e mais experientes em cima da moto. Além disso, quem gosta de ter a moto parada na garagem?
Se tiveres algum dica a dar, usa a caixa de comentários.
Lá pela chuva cair, não significa que não podes andar de moto.
Agora que a chuva está para chegar, muitos começam a pensar em guardar a moto até aos dias mais solarengos. Mas, ao fazer isso, perdem a oportunidade de treinar a condução à chuva e, assim, adquirir novas técnicas. Sendo assim, o que esperar quando se anda de moto à chuva? A que devemos dar atenção?
Um impermeável de duas peças pode ser uma boa opção.
Fato de chuva de duas peças.
Equipamento: se é bom no verão, melhor ainda no inverno.
Um bom fato de chuva, luvas e botas impermeáveis são obrigatórios. Vão impedir molhas desnecessárias, desconforto e distrações. E é sempre bom levar uma camisola a mais, não vá o tempo arrefecer - mas nada de camisolas demasiados grossas que travem os movimentos.
Especial atenção ao capacete. O ideal será um equipado com um sistema de antiembaciamento. E com a viseira sempre impecável. Como os dias são mais curtos, vão haver viagens à noite.
Seja qual for o equipamento escolhido, é preciso ter a certeza que não interfira com a capacidade de conduzir a moto. Por exemplo: dedos gelados podem ser um problema para ativar os comandos. Mas um par extra de luvas muito grossas também não vão ajudar muito, certo? O ideal é encontrar roupa que proteja, mas seja sempre confortável e permita movimentos na moto.
Se as viagens à chuva são entre casa e o trabalho, é sempre bom ter uma muda roupa, pelo sim, pelo não.
Com chuva, a suavidade e a atenção protegem.
Com condições adversas, é importante mudar o modo como andamos de modo. É recomendável ajustar a aceleração para que seja mais suave e faseada. Não deitar tanto a moto nas curvas. Aplicar o travão mais cedo e mais suavemente, para evitar travagens bruscas e (possíveis) derrapagens.
Atenção a cruzamentos e entroncamentos - e às rotundas também.
Óleo. Precisamos dele e é nosso inimigo também. O óleo surge sobretudo onde os carros estão mais tempo parados: cruzamentos, entroncamentos, semáforos e, claro, em muitas rotundas. Por isso, é melhor reduzir a velocidade nesses locais.
Semáforo amarelo? Não tentar passar. Se houver necessidade de travar ou de desviar de um obstáculos, a probabilidade de pouca tração nas rodas é muita.
Só mais uma: parado num semáforo vermelho? O melhor é prestar atenção aos espelhos retrovisores. Um carro ou outro veículo podem não conseguir travara tempo (sim, o óleo na estrada também os afeta).
É muito importante prestar atenção à sinalização vertical.
Tampas de saneamento e selante de pavimento.
Em relação às tampas de saneamento, não será preciso dizer nada. Em relação ao selante: a definição será "aquelas linhas pretas no asfalto, que parecem veias humanas". Os dois servem só para uma coisa: fazer-nos escorregar, quando chove. E as marcações na estrada também não são muito recomendáveis. Para os evitar, o melhor é andar com maior atenção. Se não for possível evitar aquele "trio antitração" o melhor é não acelerar ou travar em cima deles. Ou curvar sobre eles.
O tal selante, que é uma "casca de banana" para nós.
Encontrar uma trajetória seca.
É obvio, claro. Mas é impressionante ver, ano após ano, que ainda há quem escolha a parte mais molhada da estrada, em vez de seguir por outra mais seca.
Agora que as dicas estão aqui, nada melhor que as ler várias vezes e praticá-las. A certa altura, vai ser natural andar de moto à chuva, do mesmo modo que se anda nos dias secos. E este é um dos melhores modo de nos tornarmos melhores e mais experientes em cima da moto. Além disso, quem gosta de ter a moto parada na garagem?
Se tiveres algum dica a dar, usa a caixa de comentários.
Última edição por Admin em Qui Dez 01, 2016 1:17 am, editado 1 vez(es)
Re: Andar de moto à chuva.
Cuidado nas juntas de dilatação nas pontes ou viadutos.
São umas juntas em metal aparecem em muitos acessos a auto estradas. Convém passar o mais na vertical possível e não travar em cima destas juntas. Altamente escorregadias.
Venha outro e acrescente mais dicas. Eu sei mais algumas mas não quero esgotar o assunto. :D
São umas juntas em metal aparecem em muitos acessos a auto estradas. Convém passar o mais na vertical possível e não travar em cima destas juntas. Altamente escorregadias.
Venha outro e acrescente mais dicas. Eu sei mais algumas mas não quero esgotar o assunto. :D
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Re: Andar de moto à chuva.
Muito bom, todo o cuidado é pouco
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