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Os Pneus ..........
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Os Pneus ..........
➡ Do que é feito um pneu
- Feixe de cabos do talão: são cabos super-resistentes cobertos com borracha;
- Carcaça do pneu: é um componente do pneu feito de vários tipos de lona;
- Flanco : são responsáveis pela estabilidade lateral do pneu;
- Banda de rodagem: é feito de misturas de borrachas sintéticas;
➡ Como é produzido
A construção de um pneu passa por um processo produtivo bem complexo, que vai desde a preparação da borracha até a produção de itens para compor o produto final. As partes de um pneu contam com propriedades físicas e químicas diferentes. Cada detalhe é estudado para alcançar sempre o melhor desempenho.
O processo de fabrico é controlado e ocorre de acordo com especificações técnicas e procedimentos pré-determinados. O objetivo é garantir aspetos como segurança, uniformidade de peso e geometria, simetria, controle de compostos de borracha, grau de vulcanização, repetibilidade do processo e rastreabilidade, entre outros.
➡ Cuidados com os pneus
Ficam algumas dicas e sugestões para manter os pneus em ordem sem deixar que a ação de solventes ou outros produtos danifiquem os compostos.
Segue abaixo:
As pressões devem ser verificadas regularmente em pneus frios. Nunca reduzas a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressões frias.
Os pneus devem ser substituídos quando as suas superfícies demonstrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex.: desgaste irregular).
Quando ocorrerem impactos ou furos verifica também a parte interna do pneu.
1 - Cumpre o código de velocidade e o índice de carga.
2 - O estilo e a velocidade da direção afetam diretamente a vida dos pneus.
3 - Faz uma verificação geral de condição dos pneus regularmente.
4 - Nunca estaciones sobre locais com óleo, solvente, etc.; eles podem causar danos aos pneus.
➡ Dicas de segurança
1 - Pede ao montador que, antes de montar o pneu, verifique o estado da jante. Jantes danificadas criam vibrações e reduzem a estabilidade do motociclo.
2 - Verifica se o pneu foi montado observando a seta indicativa no sentido de rodagem.
3 - Após a montagem, examina o ajuste entre a jante e as bordas dos talões.
4 - Use sempre a pressão correta para cada tipo de pneu, o que proporciona maior vida útil, excelente capacidade de aderência ao solo e maior estabilidade da moto.
5 - Verifica sempre a calibragem indicada pelo fabricante.
6 - Em caso de carga, evita o superaquecimento do pneu, aumentando a calibragem (2 lbs no dianteiro e 4 lbs no traseiro).
7 - Pneu novo requer uma câmara nova se não for tubeless.
8 - A utilização incorreta do pneu, bem como impactos violentos, podem originar fissuras internas nos pneus, que podem não ser evidenciadas de imediato.
9 - A vida útil do pneu depende também da boa montagem. Por isso, sigue corretamente as dicas.
➡ O que deve ser evitado
1 - Sobrecarregar a moto e, consequentemente, os pneus.
2 - Utilizar medidas não compatíveis com o índice de carga/velocidade da moto.
3 - Utilização de câmaras de ar inadequadas.
4 - Utilizar pressões diferentes das recomendações do fabricante da moto ou do pneu.
5 - Uso de pneus de marcas diferentes na dianteira e na traseira do veículo.
© CMLP
Re: Os Pneus ..........
Sei que há aqui alguns amigos de pessoas importantes na Continental / Mabor em Famalicão, uma visita à fabrica ver fazer pneus de moto devia ser um excelente evento.
Abraço.
Abraço.
carlosrosa- Viagante de Ouro
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